quinta-feira, agosto 18, 2005

Harry Potter e o mundo de Mendel

Saiu recentemente uma nota na revista científica Nature comentando como os personagens e as histórias de Harry Potter (best-seller infanto-juvenil) poderiam estimular o aprendizado de conceitos de genética mendeliana em curos básicos. A nota "Harry Potter and the recessive allele" (NATURE vol. 436, pg. 776, 2005) pode parecer até uma brincadeira, misturando num mesmo "caldeirão" (para permanecer na analogia) fundamentos de genética e ficção, mas a intenção é aproximar as crianças do ensino de genética usando elementos do imaginário infantil.

Na história, há bruxos (que possuem poderes mágicos) e trouxas (que não possuem). Os bruxos podem tanto ser filhos de pais também bruxos WW x WW (como Rony Weaslay), quanto de pais trouxas WM x WM (como Hermione ou a mãe do próprio Harry) ou de um casal bruxo-trouxa WW x WM (um tal de Seamus). A herança mendeliana do caráter é facilmente reconhecida, onde o alelo W confere poderes mágicos (no genótipo recessivo) e o alelo M é dominante (fenótipo trouxa). A distinção genótipo x fenótipo também pode ser investigada. Há um caso de fenótipo trouxa nascido de pais bruxos... o que poderia ser explicado pelos raros casos de mutação reversa ou paternidade questonável (!) .

Enfim, a intenção é introduzir esses conceitos de hereditariedade e genética (e os termos gene, alelo, cromossomo, DNA) no universo infantil, utilizando elementos que são caros à criança, como a fantasia! Muito interessante! Nota 10.

Nota 1: se algum fã de Harry Potter identificar alguma inconsistência com relação aos personagens, suas histórias e descendências, peço que me desculpem... não domino todos os aspectos da história...

Nota 2: a primeira vista imagina-se que a autora das histórias de Harry Potter, J. K. Rowling, saiba genética, mas em seu site oficial pode-se encontrar a seguinte afirmação: "... magic is a DOMINANT and resilient gene" - melhor mandar uma cópia do artigo para ela...

2 comentários:

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ana Andarde disse...

Pois é, nos matamos para conciliar estudo e tempo pra ler HP e bendita da Rowling ainda quer me ensinar errado!!

Eu mereço??

hahhahahaa

Otimo topico, axo que vou falar sobre ele nom meu blog amanhã!!

Slyterin Kissses

(www.mrssnape.blogspot.com)