sexta-feira, agosto 26, 2005

Note e Anote: CONNOTEA

Uma idéia bem interessante essa, vinda do mundo virtual, onde o sentido da palavra inovação ganha conotação quase cotidiana:

Um indexador seria uma forma rápida (correndo o risco de ser imprecisa, como já diria o conhecido provérbio) de definir o que é Connotea. Uma iniciativa do Nature publishing group para facilitar a indexação de conteúdos da internet (um serviço de "bookmarking"), principalmente visando facilitar o gerenciamento de conteúdos científicos. Esta iniciativa não é única no gênero, gênero este definido como "Social Bookmarking Tools" (algo próximo a "ferramentas para indexação socializada"), e foi inspirada em del.icio.us, um indexador/gerenciador social de páginas web de conteúdo generalizado.
Uma vez "on-line", o usuário pode acessar sua coleção de sites preferidos de qualquer computador, e ainda torná-los disponíveis para consulta por terceiros (um "bookmark" público). Além disso, a forma de indexar novos conteúdos é dinâmica e os conteúdos podem ser indexados através de palavras-chave (gerando "tags" ou etiquetas) de modo a otimizar consultas neste banco de dados.
Fiquei curiosa sobre a definição desta ferramenta enfatizar a condição "social", para vincular a idéia do compartilhamento (ou socialização) de coleções de "links" individuais. Me pareceu que o termo "public" poderia muito bem (e mais diretamente) transmitir a idéia um serviço que permite o acesso público a essas listas de "links" (eu mesma passei um tempo invocada com o tal "social"). Finalmente entendi que o apelo "social" é mais atraente, basta ver a evolução de sistemas como o (famigerado, para alguns) Orkut, consagrado como "rede social de relacionamentos". O "social bookmarking" parece querer pegar uma carona por aí.
Essa iniciativa (Connotea) foi lançada já em Dezembro de 2004, mas eu comecei a testar a ferramenta agora e achei que valia a pena comentá-la. Nota 9 (provavelmente vou passar a nota para 10 assim que aprender a usar isso direito, e achei o serviço um pouco lento para a consulta em "my library")!

Um comentário:

Anônimo disse...

Post your Ad to everyday after that, you'll also be able to generate a Viral Traffic Streams absolutely FREE!