sexta-feira, agosto 05, 2005

Relação empresa-universidade: uma pergunta

Eu não tinha muita opinião sobre este assunto, uma vez que minha área de pesquisa não é (ou não era, até a chegada da bioinformática) exatamente associada ao desenvolvimento de novos produtos, softwares, tecnologias e afins. Mas em vista de um comentário recebido por email de um Engenheiro de Computação (que calha de ser meu cunhado e, dado este "parentesco" via "trajetória aleatória", achei por bem tentar expressar uma opinião - correndo o risco de ser um tanto quanto "primária" neste assunto), estou introduzindo a discussão no Blog.

Pergunta:
O que é mais estratégico: utilizar financiamento público (obtido via projetos de pesquisa) para treinar recursos humanos e desenvolver projetos de pesquisa em bioinformática ou contratar empresas de tecnologia e engenharia de software para o desenvolvimento de programas e/ou bancos de dados?

Dinâmica:
Quem tiver uma opinião a respeito está convidado a "postá-la" como comentário, assim cria-se uma espécie de "fórum", aberto à inclusão de outras questões (menos específicas do que esta) sobre essa relação universidade-empresa.

Alguém percebeu que eu não inclui a minha opinião? Estou tendendo a responder à pergunta com um sonoro: "depende", mas ainda estou compilando elementos e experiências (inclusive de terceiros, por que não?) para amadurecer minha opinião.

Nenhum comentário: