quarta-feira, julho 23, 2008

Blogs científicos em português I

aproveito para incluir aqui um comentário que fiz no blog do Brontossauro, que dizer, do Carlos Hotta (Brontossauros em meu jardim) sobre o "post" Deveríamos Educar com Blogs de Ciência? Como eu cheguei atrasada na discussão, trouxe meu comentário para cá para atualizar esta conversação interessante. Como o comentário é breve, acho que não está muito adequado como "post" do mês para compor a temática "A Blogosfera Científica em Português" do Roda de Ciências. Sem promessas, mas a temática está tentadora e gostaria de compor um "Blogs científicos em português II"... vamos ver, ao sabor dos ventos...

Eis o comentário enviado ao Brontossauros... :

Faz tempo que estou sem tempo para a "second life" no mundo virtual dos blogs científicos. Finalmente, no intervalo entre o hoje e o amanhã, deixei de lado (por alguns minutos) o destino provável do travesseiro para visitar um dos meus roteiros preferidos na web: os cativantes blogs científicos em português! É uma qualidade patente dos textos de alguns autores que seguem escrevendo, sem sucumbir à rotina dos compromissos urgentes (profissionais, acadêmicos, familiares, etc.): a Maria, a Lúcia, o João, o Mauro, vc (Carlos Hotta) e alguns outros. Tudo bem não ser comparável aos EUA em matéria de "blogs" e "posts", também não o somos em termos de publicações científicas, recursos para pesquisa, IDH, e tantos outros números... isso não descredencia a qualidade informativa e interativa de alguns dos nossos poucos blogs científicos, apenas a nossa escala é outra, sem conotação de melhor ou pior, apenas diferente, reflexo das milhares de outras diferenças que carregamos, não seríamos incoerentes no mundo do www, não é? Deixo aqui minha opinião de que ensino de ciências é diferente de divulgação científica, compartilha-se interesses comuns, mas vejo que existem diferentes metodologias e objetivos em cada área. Neste sentido um blog de ciências pode tanto ser um instrumento de formação em ciências (ensino), quanto de divulgação científica, e ainda pode proporcionar a integração ensino/divulgação.

Incluir comentários aqui


10 comentários:

Osame Kinouchi disse...

Nao vai colocar em azul clarona Roda, heim! :´)

via gene disse...

Ops! A entrada desse texto no Roda de Ciências foi um "erro de principiante" dos mais primários possíveis... desculpe-me! Já removi, e espero não ter deixado rastros inconvenientes por lá (como algum texto azul-bebe...), obrigada pelo aviso!

abraços,

anaclaudia

João Carlos disse...

Ana Cláudia,

Em meu fraco entender, seu artigo tem lugar no "Roda" (e se o Carlos Hotta continuar fazendo "docinho" eu pirateio o texto dele para dentro do "Roda"...)

Eu ando a braços com a tradução de um artigo sobre "Science Blogs" que o Osame indicou e que eu espero que lance um bocado de luz sobre o assunto.

A "Blogsfera Cienbtífica" tem lugar para todos: desde os "repetidores" que publicam links para artigos alheios, até os (mais raros estes) que publicam draft papers sobre suas pesquisas e, até mesmo "flame wars" sobre idéias divergentes. Vale tudo: desde noticiário "sensacionalista" para capturar a atenção dos secundaristas, até obras dirigidas à apreciação e discussão entre especialistas.

Eu, que estou de "baby sitter" para o "Roda", no impedimento da Maria, apreciaria que você colocasse lá um link para este seu artigo.

Osame Kinouchi disse...

Ana, eu queria dizer que era sim pra colocar na Roda, mas nao em azul claro que nao estava dando pra ler...

via gene disse...

João!

Aguardo o resultado da sua boa iniciativa de trazer ao português o texto sobre a blogosfera científica (é o texto da revista Cell?).

Eu estava pensando em incluir um segundo "post" no Roda, mas enquanto esse não sai do forno, vou aceitar sua sugestão de linkar este "post" por lá, obrigada (eu o havia incluído erroneamente, crente que estava na página do viagene... então o removi rapidamente...).

Osame, eu entendi, é que o azul cai bem no visual do via gene, uma vez que o texto era para ter sido publicado pro aqui... mas na pressa fiz lambuja... não se preocupe. O texto voltará num "modelito" mais apropriado :)

abraços aos dois,

ana claudia

Carlos Hotta disse...

Ana,

obrigado pelo comentário! O via Gene é uma inspiração grande para o meu blog.

Quanto à roda... só poderei me comprometer quando eu sair do buraco negro que tem se tornado a minha vida profissional (pelo menos a ana me entende).

Adilson J A de Oliveira disse...

Olá Ana,
É bom você voltar a blogar.
Ainda vou aparecer em Sorocaba para trocarmos algumas idéias. Em particular você vai gotar do Pateo Estelar que colocaremos no ar ....
Um abraço
Adilson

Biomedcenter disse...

Oi Ana... Sou estudante de Biomedicina e costumo frequentemente buscar alguns textos no seu blog, pra dar uma reforçada nos conhecimentos sabe... :)
Recentemente comecei a escrever um Blog Científico mais focado na Biologia e Biomedicina, e queria uma ajuda sua com a inclusão do meu blog na sua seção de "Links"...
Desde já agradeço a ajuda e meus parabéns pelo seu blog. Continue assim...

Desculpa se coloquei esse coment. no lugar errado. É que eu não achei nenhum outro modo de contato com vc. ;)

via gene disse...

Adilson: Obrigada pela mensagem, vou dar uma olhada nesta aventura estrelar, precisamos sim conversar!
Grande abraço,
ana claudia


Ebenezer: qual é o endereço do seu blog?
Fico aguardando,
ana claudia

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Acabei de criar um novo o site, o "escritores de blogues" (para visualizar o site basta clickar no meu nome). Este site é uma rede social destinada a todos os escritores de blogues que o fazem em português. O objectivo é criar um espaço comum a todos para que seja facilitado o contacto e a visibilidade de novos projectos independentemente da ferramenta (blogspot, sapo, wordpress) que utilizam.

Neste sentido gostava de o convidar, e a todos os escritores de blogues que estiverem interessados. Para tal basta seguir o link e carregar onde diz "Join this network".

Muito obrigado pela atenção,

Melhores Cumprimentos,

Stran