quarta-feira, agosto 10, 2011

A educação e as tecnologias digitais


Arquiteturas hipertextuais e tecnologias educacionais

...é como se denomina o Grupo de Discussão criado por Luiz Antonio Garcia Diniz; Gustavo Rojas e Tárcio Minto Fabrício da UFSCAR- São Carlos que compõe a programação do evento "IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: hipercomunidade, escola e tecnologias digitais: entre o não ainda e o já passou"

O  objetivo  deste  G.D.  (número 25 na programação) é  a  reflexão  e  aprofundamento  analítico  de  práticas  de  divulgação científica  e  ensino  de  ciências  que  têm  como  objetivo  a  consolidação  de  plataformas metodológicas construídas ou a serem construídas visando contribuir com uma cultura científica. Nesse vasto campo de conhecimento em constituição, há de levar em conta a recente mudança de paradigma dos meios de comunicação e práticas informacionais e, nesse sentido, estaremos abertos às experiências mais diversas, tendo em vista a matriz  interdisciplinar que permeia tais reflexões. Assim,  consideramos  importante  abrir  a discussão para os  campos das experiências artísticas  visando  a disseminação  científica, para o  jornalismo de divulgação  científica, para as redes  hipertextuais  de  cunho  educacional,  para  as  metodologias  de  educação  ambiental,  ou ainda,  àquelas  relacionadas  a  campos  específicos,  tais  como  a  astronomia,  a  física,  enfim,  ao conjunto de saberes que estruturam nossa sociedade. Nesse sentido, nosso G.D. busca ampliar e agregar um conjunto de  saberes bastante expandido que envolve pesquisadores, estudantes e professores que se sentem em relação de proximidade com os temas propostos.

O via gene foi convidado a se apresentar... estaremos lá!

As inscrições continuam abertas até 30 de agosto.

4 comentários:

Adilson J A de Oliveira disse...

Olá
Fiquei muito contente de vc ter aceitado o convite!!!
Pena que não poderei ir, pois vou no congresso do SBPMT.
Mas boa sorte.
Um abraço
Adilson

via gene disse...

Olá Adilson!

Obrigada pela mensagem! Fiquei muito contente pela oportunidade de participar de forma um pouco mais "formal" de uma iniciativa que valoriza as experiências digitais no contexto da educação.Espero contribuir... e aprender, pois preciso me atualizar no desafio de construir estratégias de ensino com as novas tecnologias digitais - que se renovam num piscar de olhos.

Obrigada por me visitar por aqui e pelo apoio sempre!

Grande abraço,

ana claudia

Yuko disse...

Que notícia boa!
Essa é uma área em que os professores em geral estão engatinhando,eventos desse tipo são fundamentais,divulgue como foi por aqui!
Beijo!

via gene disse...

Yuko! Obrigada! Irei divulgar, certamente!

abs,

ana